O que é periodontite?

√Č uma doen√ßa da gengiva que envolve perda das estruturas que suportam os dentes, especialmente o osso. N√£o apresenta dor ou caracter√≠sticas que chamem aten√ß√£o. Somente nos est√°gios mais avan√ßados, pode-se observar mobilidade dent√°ria e, em algumas situa√ß√Ķes, recess√£o gengival. Assim, parece que¬†os dentes est√£o ficando maiores. Muitas vezes, a gengiva tem um aspecto saud√°vel, sem estar inchada ou avermelhada. Importante: se a sua gengiva apresenta sangramento ou sangrou em algum momento, √© interessante uma avalia√ß√£o minuciosa para determinar se existe alguma perda de suporte √≥sseo. Consulte um dentista.

O que causa a periodontite?

A periodontite é causada pelo biofilme bacteriano Рou placa bacteriana Рlocalizado abaixo da margem gengival, subgengivalmente. O biofilme que alcança a área subgengival  não pode ser removido com os métodos caseiros de controle do biofilme. Assim, a periodontite também relaciona-se com os hábitos de higiene bucal. Contudo, hoje em dia, sabe-se que outros fatores, especialmente o fumo e a diabetes agravam a periodontite.

Como prevenir a periodontite?

A melhor forma de prevenir a periodontite √© manter um alto padr√£o di√°rio de remo√ß√£o do biofilme bacteriano ou placa dental. Todo o biofilme que n√£o for removido com a limpeza di√°ria (e fique na superf√≠cie do dente) pode migrar para baixo da gengiva. Quando isso acontece, a periodontite pode se estabelecer iniciando a perda √≥ssea. Lembre-se tamb√©m que manter h√°bitos de vida saud√°vel, fazer check-ups m√©dicos regulares e n√£o fumar auxiliam na manuten√ß√£o da sa√ļde da boca.

Como tratar a periodontite?

O tratamento é feito com raspagem e alisamento da raiz com o objetivo de remover o biofilme bacteriano que está nessa superfície. Assim que a superfície estiver livre de bactérias, a gengiva voltará a se aderir à raiz, parando o processo de perda óssea. O suporte do dente que foi perdido não se recupera, mas o objetivo do tratamento é evitar perda óssea adicional, o que pode acarretar a queda do dente. Antigamente, achava-se que para tratar uma periodontite era obrigatório fazer uma cirurgia. Hoje, sabe-se que as cirurgias são necessárias somente em alguns casos. O mais importante é manter o padrão de higiene bucal diariamente.

Conclus√£o

Manter a sa√ļde da boca √© primordial, inclusive para manter a sa√ļde em outras partes do organismo. Isso deve ser feito com h√°bitos saud√°veis, n√£o fumando, com exerc√≠cios f√≠sicos, visitas ao m√©dico regulares e, no plano odontol√≥gico, principalmente com um bom controle da placa (biofilme), que inclui o uso da escova, do dentifr√≠cio, do fio dental ou da escova interdental e, complementarmente, do uso de bochechos com solu√ß√Ķes anti-s√©pticas. A conjun√ß√£o de todas essas pr√°ticas aliadas a visitas regulares ao dentista permitem sa√ļde bucal, h√°lito agrad√°vel e qualidade de vida.

Fonte: UFRGS