O que é periodontite?

É uma doença da gengiva que envolve perda das estruturas que suportam os dentes, especialmente o osso. Não apresenta dor ou características que chamem atenção. Somente nos estágios mais avançados, pode-se observar mobilidade dentária e, em algumas situações, recessão gengival. Assim, parece que os dentes estão ficando maiores. Muitas vezes, a gengiva tem um aspecto saudável, sem estar inchada ou avermelhada. Importante: se a sua gengiva apresenta sangramento ou sangrou em algum momento, é interessante uma avaliação minuciosa para determinar se existe alguma perda de suporte ósseo. Consulte um dentista.

O que causa a periodontite?

A periodontite é causada pelo biofilme bacteriano – ou placa bacteriana – localizado abaixo da margem gengival, subgengivalmente. O biofilme que alcança a área subgengival  não pode ser removido com os métodos caseiros de controle do biofilme. Assim, a periodontite também relaciona-se com os hábitos de higiene bucal. Contudo, hoje em dia, sabe-se que outros fatores, especialmente o fumo e a diabetes agravam a periodontite.

Como prevenir a periodontite?

A melhor forma de prevenir a periodontite é manter um alto padrão diário de remoção do biofilme bacteriano ou placa dental. Todo o biofilme que não for removido com a limpeza diária (e fique na superfície do dente) pode migrar para baixo da gengiva. Quando isso acontece, a periodontite pode se estabelecer iniciando a perda óssea. Lembre-se também que manter hábitos de vida saudável, fazer check-ups médicos regulares e não fumar auxiliam na manutenção da saúde da boca.

Como tratar a periodontite?

O tratamento é feito com raspagem e alisamento da raiz com o objetivo de remover o biofilme bacteriano que está nessa superfície. Assim que a superfície estiver livre de bactérias, a gengiva voltará a se aderir à raiz, parando o processo de perda óssea. O suporte do dente que foi perdido não se recupera, mas o objetivo do tratamento é evitar perda óssea adicional, o que pode acarretar a queda do dente. Antigamente, achava-se que para tratar uma periodontite era obrigatório fazer uma cirurgia. Hoje, sabe-se que as cirurgias são necessárias somente em alguns casos. O mais importante é manter o padrão de higiene bucal diariamente.

Conclusão

Manter a saúde da boca é primordial, inclusive para manter a saúde em outras partes do organismo. Isso deve ser feito com hábitos saudáveis, não fumando, com exercícios físicos, visitas ao médico regulares e, no plano odontológico, principalmente com um bom controle da placa (biofilme), que inclui o uso da escova, do dentifrício, do fio dental ou da escova interdental e, complementarmente, do uso de bochechos com soluções anti-sépticas. A conjunção de todas essas práticas aliadas a visitas regulares ao dentista permitem saúde bucal, hálito agradável e qualidade de vida.

Fonte: UFRGS